Dia de descontos do Alibaba arrecada US$ 9,3 bi em 24h e bate recorde
Brendan McDermid/Reuters | ||
Jack Ma (com o martelo), fundador do Alibaba, durante estreia da empresa na Bolsa de Nova York |
O varejista online chinês Alibaba diz ter vendido mais de de US$ 9,3 bilhões em 278 milhões de pedidos durante o seu "Festival de compras 11.11", dia de descontos anual promovido pela empresa que acontece nesta terça-feira (11).
Nas 24 horas do evento, o valor recorde de 57,1 bilhões de iuanes (US$ 9,3 bilhões ou R$ 24 bilhões) havia sido arrecadado pelos vendedores do gigante de comércio eletrônico. No ano passado, o "festival" movimentou US$ 5,8 bilhões, com 150 milhões de pedidos.
O evento é considerado uma espécie de versão chinesa do "Black Friday", dia em que lojas americanas oferecem grandes descontos aos clientes, e é realizado quando os chineses lamentam ou comemoram o "Dia dos Solteiros" –uma brincadeira com os quatro "1s" da data.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Leia a história de Jack Ma, fundador do Alibaba, em quadrinhos
Os números deste ano foram impulsionados pela "iniciativa de pré-venda" do Alibaba. Os comerciantes começaram a anunciar os preços promocionais em 15 de outubro, recebendo depósitos pelos itens, mas apenas processando pagamentos integrais e enviando os produtos nesta terça (11).
Além disso, esta é a primeira vez que o dia de promoções é global, chegando a consumidores em mais de 200 países –inclusive o Brasil–, segundo a empresa.
O "Festival de Compras 11.11", que segundo o Alibaba é a maior venda online em 24 horas, começou em 2009 quando 27 lojistas no site Tmall.com ofereceram fortes descontos para impulsionar vendas num período que em geral seria fraco.
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