China domina quase 40% do comércio eletrônico mundial
A China vai terminar o ano de 2015 com um número de vendas pela internet superior a US$ 618 bilhões, informou nesta segunda-feira (28) a agência oficial Xinhua, o que equivaleria a quase 40% do comércio eletrônico mundial neste ano.
O número foi divulgado pelo ministro do Comércio chinês, Gao Hucheng, e, segundo as previsões da empresa de consultoria eMarketer, colocaria o país asiático muito acima dos US$ 349 bilhões no mercado on-line dos EUA, segundo maior mercado no setor, ou dos US$ 99,3 bilhões do Reino Unido, o terceiro maior.
Uma significativa parte dos números chineses foram alcançados em apenas um dia, 11 de novembro (o "Dia do Solteiro", o maior dia de vendas on-line do planeta). Na data, o site Alibaba, líder nacional do comércio eletrônico, conseguiu vender US$ 14,3 bilhões em produtos.
De acordo com o ministro, entre 2011 e 2015, a China atingiu seu objetivo de se transformar em um "gigante comercial", com vendas totais neste ano (contando não só as on-line) de US$ 4,64 trilhões.
O país asiático, segundo Gao, representa 60% do crescimento do comércio mundial, com exportações que nos últimos cinco anos cresceram a um ritmo anual de 6,5%.
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