Top of Mind: Datafolha revela as marcas mais lembradas no Brasil
Para esta 24ª edição da pesquisa Folha Top of Mind, o instituto levou a campo 204 pesquisadores, que percorreram 171 municípios, com a pergunta: "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?". Somam-se a eles, 16 profissionais na sede do instituto, em São Paulo, outros 15 envolvidos na checagem e mais outros 14 coordenadores de pesquisa, totalizando 249 pessoas.
A coleta dos dados é realizada em dois pontos diferentes de cada localidade. Vale ressaltar que esses profissionais evitam aplicar os questionários em lugares "bombardeados" por marcas ou propagandas para, assim, evitar que o ambiente influencie nas respostas.
As entrevistas foram feitas em duas amostras entre os dias 28 e 30 de julho de 2014. Pela primeira vez em quase duas décadas e meia, o resultado do levantamento feito nas regiões Norte e Centro-Oeste poderão ser analisados separadamente.
Esta edição contempla 40 categorias, incluindo novidades em serviços, como a inédita Empréstimo Pessoal.
A Folha Top of Mind não é apenas um ranking de marcas. Para especialistas, o resultado é uma plataforma para estudo de comportamento de consumo, análise de resultados de investimentos das empresas e do trabalho das agências de propaganda.
Arte | ||
Entenda como é feita a pesquisa Datafolha para descobrir as marcas mais lembradas |